Planejamento para campanhas de publicidade

Planejamento para campanhas de publicidade

O que sua empresa precisa levar em consideração na hora de criar campanhas de publicidade?
O planejamento é a primeira e mais importante etapa que a sua empresa deve considerar ao criar uma campanha publicitária. A divulgação de um produto, serviço ou mesmo o reposicionamento de uma marca exige que haja estratégias estruturadas e muita criatividade.

Uma campanha publicitária é extremamente importante para uma empresa, tanto para evidenciar a importância de uma marca, produto ou serviço, quanto para aumentar as vendas. Por esse motivo, o planejamento de uma campanha é indispensável, pois é possível transmitir através de cada ação, os valores e objetivos mais relevantes para cada consumidor.

Contudo, vale lembrar que os pontos de contato com os clientes sofreram alterações. A inserção de novas plataformas digitais na equação da publicidade forçou até mesmo as maiores companhias do mundo a se adaptarem.

Os canais tradicionais de mídia já não são capazes de converter e fidelizar clientes em potencial como antigamente. Atualmente esses consumidores desejam se envolver mais com as suas marcas favoritas e por causa disso “exigem” muito mais do que um preço baixo e um produto com boa comunicação visual. Eles querem aproveitar toda uma experiência durante a jornada de compra e essa, por sua vez, pode transitar por qualquer canal, tendo início no ambiente online e terminando no offline ou vice-versa.

Compreenda a situação da sua empresa no mercado

Até mesmo antes de decidir qual será o tema da campanha, você deve analisar por completo a situação atual da sua companhia frente ao mercado. Em outras palavras é necessário realizar um diagnóstico minucioso.

Essa compreensão deve acontecer junto a todos os setores que compõem a empresa, para levantar dados sobre a quantidade de ventas, lucro, faturamento, Market share, qual a percepção dos clientes, a satisfação dos funcionários, fluxo de trabalho, papel dos concorrentes e demais possibilidades relevantes.

Essa primeira etapa pode ser considerada como um estudo de “autoconsciência”, tendo em vista que não é possível conhecer e atender as necessidades de todos os seus clientes sem antes saber de suas próprias falhas;

Objetivo da campanha

O conceito de objetivo da campanha é autoexplicativo e pode ser relativo ao lançamento de um novo produto ou serviço, reposicionamento de marca, reforçar a imagem institucional, aumentar o alcance de público-alvo, buscar novos mercados, entre outros.

Mesmo que obrigatório, a definição de um objetivo pode ser mais complexa do que aparenta, mas é fundamental para orientar os indicadores de desempenho da campanha e uma vez que haja compreensão da situação da empresa no mercado, o propósito da ação fica mais claro;

Defina os indicadores de desempenho – KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas que avaliam a performance das ações e que estão alinhados com os objetivos e estratégias traçadas pela empresa. Eles são fundamentais para comprovar se os investimentos em campanhas publicitárias são ou não relevantes e para saber quando se faz necessário o ajuste de alguma estratégia.

Por esses motivos, a escolha errada de um indicador de desempenho pode contribuir para decisões ruins, haja visto que a mensuração equivocada de indicadores pode dar origem a resultados pouco realistas.

Como isso em mente a definição dos KPIs deve ser feita da seguinte maneira:

  • Estar relacionado com os objetivos da empresa;
  • Considerando o tempo o que a companhia possui de mercado;
  • entendendo o que cada indicador se diferencia de acordo como modelo de indústria e negócio;

De acordo com o artigo “O que é inteligência de mercado: vantagens e importância para a sua empresa”, para definir os KPIs sua empresa você deve identificar quais os problemas que precisam ser resolvidos, por exemplo: caso necessite aumentar as vendas online um dos indicadores a ser observado é o número de visitantes do site e a taxa de eficiência de conversão;

Determine o público-alvo

Tema fundamental em qualquer estratégia, determinar o público-alvo de uma campanha publicitária é o que irá dizer qual a direção que ela tomará. Não por menos, um planejamento aprofundado tem ainda mais importância, pois caso o target esteja errado a mensagem da campanha não irá alcançar às pessoas certas e por consequência, os objetivos listados nos tópicos anteriores dificilmente serão cumpridos.

Desenvolva um conceito único de mensagem e identidade visual

Conhecer o público-alvo para o qual a campanha se direciona é importante para saber qual o tipo de linguagem deve ser usado e uma vez que isso tenha sido definido é o momento de pensar no conceito, ou seja, na mensagem que será transmitida para esses consumidores.

Para isso, a equipe responsável precisa tomar alguns cuidados, como por exemplo:

  • A mensagem deve ser o mais simples e objetiva possível, pois quando há muita complexidade, os riscos de não ser entendido são enormes e em uma campanha a última coisa que queremos é complicar o entendimento do cliente;
  • A mensagem deve ser única, precisa considerar e compilar toda a intenção e objetivos estabelecidos e mostrar por que sua empresa se destaca das demais.

O slogan da campanha ajuda a construir a reputação da companhia ao longo do tempo e quando bem sucedido, aumenta o impacto e alcance das ações futuras.

Além da mensagem escrita, a identidade visual é um recurso igualmente importante para tornar uma campanha publicitária inesquecível.

A identidade visual de uma empresa faz com que o consumidor receba estímulos sutis que funcionam como gatilho e sempre que olham o formato de uma fonte ou as cores de um anúncio, são capazes de reconhecer imediatamente a marca. Basta ver os exemplos de marcas consolidadas no mercado, como o “M” do Mc Donald’s ou o azul da Pepsi.

Pensando nisso, a identidade da campanha deve estar em consonância com o que já foi estabelecido no mercado, pois isso entrega maior credibilidade aos olhos do consumidor;

Faça testes e mais testes

Quando o momento de lançar uma campanha publicitária chegar é fundamental que se tenha antecipado quais os impactos que ela pode causar no público-alvo. Para garantir que a mensagem seja entendida da forma como se foi planejado, é possível realizar pré testes de campanha, que buscam validar todas as questões propostas.

Esses testes têm como objetivo responder dúvidas como:

  • A mensagem da campanha está sendo transmitida de maneira correta?
  • Existem pontos fortes e fracos de comunicação?
  • O que pode ser melhorado?
  • Quais as dificuldades que o público está tendo para compreender a mensagem?
  • Ela é de fácil compreensão?
  • Transmite credibilidade e se destaca da concorrência?
  • Quais as emoções que ela despertar no consumidor?
  • A mensagem está otimizada para estimular o engajamento ou a conversão do público-alvo?

Com os resultados dessa pesquisa o que é possível fazer os ajustes necessários na campanha e ter mais assertividade na escolha da abordagem como um todo.

Por fim, é necessário definir qual será o budget da campanha, ou seja, quanto sua empresa está disposta a investir? Além disso, é fundamental analisar a eficiência da empreitada, bem como todas as ações promovidas em torno dela.

Fonte: Instituto Qualibest

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